quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Newton Prado - Herói Lemense

Herói Lemense



Newton Sizenando Prado nasceu na cidade de Leme – SP , em 16 de Junho de 1897, era filho de Pedro da Silveira Prado e Fileta Bennaton Prado. Residiu na rua 30 de Novembro (hoje rua João Pessoa), casa de esquina com a avenida 29 de Agosto.
Após certo tempo a família mudou-se para a Fazenda Cresciumal, na qual o senhor Pedro trabalhava como administrador, isso quando Newton Prado tinha apenas 4 anos de idade.
Newton fez o curso primário no Grupo Escolar Coronel Augusto Cesar. Ele também foi coroinha na Igreja Matriz, tempo de Padre Angelo D’Assunção, além disso participou da banda infantil no ano de 1910.
Terminado o curso primário a família Prado mudou-se para a cidade de São Paulo, cidade esta onde Newton cursou o ginásio. E mais tarde mudaram-se para a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1917, mais precisamente no dia 2 de Julho, Newton Prado ingressou no exército e em 30 de Junho de 1920 foi classificado e nomeado como 2º Tenente.
Newton Prado participou do movimento que propunha a modernização das Forças Armadas Brasileiras e reformas políticas para o país, como uma maior centralização do poder nas mãos do governo federal e o voto secreto. Este movimento passou para a história com o nome de Tenentismo, o qual teve sua primeira manifestação na data de 05 de Julho de 1922.
Entre os jovens revoltados estavam figuras que como Newton passaram também para a história: destaques para o major Euclides Hermes da Fonseca, Siqueira Campos e Eduardo Gomes.
Newton estava entre os 27 soldados liderados pelo tenente Siqueira Campos que, ao saberem da prisão de Hermes da Fonseca, resolveram partir para o combate. Dez desistiram; outros 17 e mais um civil de nome Otávio Correia, lutaram e ficaram conhecidos como “Os Dezoito do Forte” - Copacabana - RJ.
Pois quando chegaram as imediações da atual rua Siqueira Campos, foram surpreendidos por um violento tiroteio. Newton Prado foi gravemente ferido, vindo a falecer  7 dias depois, pouco antes de completar 25 anos.
A cidade de Leme homenageou seu herói com a inauguração no dia 05/07/1931 de um busto, localizado na Praça Ruy Barbosa.
O Jornal da época “Folha de Leme”, o qual tinha como diretor responsável o senhor Nilson Braz, trouxe na data de 18/08/1968 como matéria de capa o seguinte título:


“Restos mortais de Newton Prado serão trasladados para Leme”

Um pouco da matéria: Conforme entrevista havida ontem à noite com os jovens João Mancini e Jacir Lombardi, uma feliz iniciativa idealizada pelo espírito valoroso e patriótico desses moços, há algum tempo, vai tornar-se uma grande e mui significativa realidade para todos nós lemenses, no próximo dia 25 de agosto, “Dia do Soldado”, a trasladação já confirmada, de São Paulo para Leme, dos restos mortais de sempre lembrado herói lemense da Revolução de 22, dos valorosos homens maiúsculos do Forte de Copacabana, o inesquecível “Newton Prado”.

Fonte: Museu Histórico Municipal de Leme “Prof. Celso Zoega Táboas”
Postado por: Gregório Bispo